COMO TRANSFORMAR SEU PEN DRIVE EM UM DISCO DE BOOT


TRANSFORMAR PEN DRIVE EM DISCO DE INICIALIZAÇÃO

Veja como fazer para transformar seu pen drive em um “disco de boot” para o sistema operacional Windows XP

Até a versão 98 do Windows, o disco de boot era apenas um disquete, simples e rápido de ser feito. Bastava ir ao Painel de Controle do sistema operacional e, depois de poucos cliques, o recurso de recuperação estava pronto.

Com o lançamento do Windows XP, fazer um disco de iniciação virou uma tarefa bem mais complexa. De um único disquete, passou para seis. A solução foi adotar o CD como mídia oficial no lugar do disquete.

Mas essa não é a única forma de gerar um disco. Outra opção é gerar um disco de boot diretamente em um dispositivo de memória Flash USB, pois ter um sistema operacional instalado em um pen drive pode ajudar a recuperar um sistema deteriorado ou até mesmo testar um computador sem disco rígido.

Este é um recurso muito útil para administradores de rede que, de vez em quando, precisam fazer um backup de emergência, ou para usuários preocupados com a possibilidade de perda de dados. A solução é bem parecida com o que é oferecido por algumas distribuições do Linux, mas nós vamos usar o Windows XP.

Primeiro passo
Os requisitos mínimos para o processo também são bem fáceis. É só ter um memory key de 256 MB e o disco original do Windows XP SP2 (ou superior) para começar o processo. Não se deve usar uma distribuição OEM do Windows XP, pois não ira funcionar.

Baixe o freeware Bart PE Builder (www.pcworld.com.br/pebuilder), que é um dos responsáveis pelo processo. Para facilitar, durante a instalação, observe se a opção de criação de um ícone do programa no desktop está ativa. Dê duplo clique para rodar o programa.

Certifique-se de que o CD do Windows XP esteja no drive. Na tela do Bart PE Builder, indique o caminho do drive de CD no campo Source: (path to Windows installation files). Exemplo: D:.

Marque a opção Create ISO Image e coloque, logo abaixo, o caminho e o nome para salvar o arquivo gerado. Clique no botão Build para começar o processo. Isso pode demorar alguns minutos.

O arquivo ISO que será gerado contém os componentes mínimos necessários do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e ficará em torno de 150 MB.

Segundo passo
Imagens ISO são usadas para gravar CDs ou DVDs. Para gravar os arquivos no memory key e, para que este desempenhe a função de boot, você terá de baixar outro programa, o FlashBoot (www.pcworld.com.br/flashboot).

Após baixar e instalar o software, dê duplo clique no ícone correspondente para rodar o FlashBoot. Na tela inicial, clique em Next. O próximo passo é escolher o tipo de disco a ser criado. Use a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Flash Disk. Clique no botão Next novamente.

Nesse momento, você terá de indicar a localização do arquivo ISO que foi criado no primeiro passo. Clique em Browse para esta operação.

Ao localizar o arquivo, conecte o pen drive em alguma porta USB do computador. Feito isso, clique em Next e escolha a unidade (Drive Letter) correspondente ao memory key e marque a opção Make Bootable USB Flash Disk Which is Physically Present on This PC.

Pressione Next. Escolha a opção de particionamento USB-HDD e clique em Finish. Aí é só esperar que a cópia seja feita e que não ocorra nenhum erro de gravação.

Terceiro passo
Depois de finalizar o processo de gravação, é hora de preparar o computador para iniciar usando um dispositivo USB. Mas é bom lembrar que nem todos os computadores são capazes disso.

Para verficar, você terá de entrar no setup do BIOS.Nessa hora, seja profissional e não faça besteiras. Caso contrario poderá danificar o computador.

Na maioria dos PCs, basta pressionar a tecla Del (Delete) ao ligar o computador. Uma vez na área de setup do BIOS, navegue pelos menus e procure um item referente ao boot. Veja se existe uma opção denominada USB-HDD ou semelhante. Selecione e salve as configurações.

Nem sempre as portas USB existentes servirão para esta operação. Se algo der errado, procure uma nova entrada. Não existe um padrão de funcionamento e é preciso testar. Cada máquina se portará de forma diferente.

Quarto passo
Ao iniciar o sistema usando o memory key, aparecerá a mensagem “Starting BartPE”. O processo é lento e é preciso ter paciência. Após carregá-lo, uma versão enxuta do Windows XP estará disponível para uso.

Se o computador estiver conectado a uma rede, basta configurar o TCP/IP. O menu Go, que aparece no canto inferior esquerdo, é semelhante ao menu Iniciar do Windows e oferece o caminho para todos os utilitários instalados.

Agora é só escolher o seu pen drive e ir à luta!

OBS: Existem outros métodos, também disponíveis na internet

0 Comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog.

Obrigado por ajudar em nosso trabalho.
A comunidade MICROFERAS agradece!

Related Posts with Thumbnails